Quem é a Dra. Lilianny Pereira
CRM-CE 7018/ RQE: 2931
Pediatra e neonatologista há 24 anos, com residência médica nas duas áreas e título de especialista nas duas áreas pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Instrutora do Curso de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria; Preceptora do internato de neonatologia da Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte há 18 anos; Coordenadora da UTI Neonatal do Hospital Municipal São Lucas em Juazeiro do Norte, Ceará, há 16 anos; Presidente da Regional Cariri da Sociedade Cearense de Pediatria do Ceará; Experiência em problemas neurológicos do recém-nascido com artigos publicados. Pós-graduação em Docência do Ensino Superior e Pediatria Integrativa.
Objetivo do Curso
Passar informações básicas de neonatologia para profissionais que trabalham em serviços de neonatologia e não sejam neonatologistas, ou que trabalham em maternidades fazendo a assistência inicial de recém-nascidos, ou que desejam trabalhar com neonatologia, a fim de ampliar seus conhecimentos nessa área.
1-Fornecer informações básicas em neonatologia, conteúdo tão escasso na grade curricular das faculdades de medicina, enfermagem, fisioterapia e fonoaudiologia
2-Capacitar os profissionais a entender e identificar as principais patologias no período neonatal
3-Capacitar os profissionais a conduzir as primeiras assistências aos recém-nascidos que necessitam de transferência para outro centro especializado.
Por que fazer o curso
É muito pouco o conteúdo de neonatologia nos cursos das áreas da saúde, porém, é crescente a necessidade de profissionais capacitados para trabalharem em UTIs neonatais, pois cresce o número de serviços de assistência neonatal e são poucos os cursos de pós-graduação.Também se faz necessário que toda a equipe que trabalha em maternidades, mesmo que em cidades pequenas, tenham o mínimo conhecimento em neonatologia para dar a assistência inicial a todos os recém-nascidos, principalmente os que nascem prematuros, com asfixia ou com necessidades de cuidados especiais, antes que esses sejam transferidos para centros secundários ou terciários. Foi pensando nisso que estamos trazendo o curso, já realizado diversas vezes pressencial, para o online, objetivando leva-lo para mais profissionais.